Últimas Notícias

A Misericórdia – Catequese em Família

Material: Papel, canetas e ter como ler o teste proposto do Papa Francisco;

Dinâmica: Ler o texto proposto e em seguida escrever uma pequena carta familiar, e depois partilhar um momento de oração comum.

Texto: “Hoje meditamos sobre a quinta bem-aventurança, que diz: «Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7). Nesta bem-aventurança há uma particularidade: é a única em que a causa e o fruto da felicidade coincidem, a misericórdia. Aqueles que exercem a misericórdia encontrarão misericórdia, serão “misericordiados”.

Este tema da reciprocidade do perdão não está presente apenas nesta bem-aventurança, mas é recorrente no Evangelho. E como poderia ser de outra forma? A misericórdia é o próprio coração de Deus! Jesus diz: «Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados» (Lc 6, 37). Sempre a mesma reciprocidade. E a Carta de Tiago afirma que «a misericórdia prevalece sempre sobre o julgamento» (2, 13).

Mas é sobretudo no Pai-Nosso que rezamos: «Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido» (Mt 6, 12); e este é o único pedido retomado no final: «Porque, se perdoardes aos outros as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará; mas, se não perdoardes aos outros, tampouco o vosso Pai perdoará as vossas ofensas» (Mt 6, 14-15; cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 2.838).” (Papa Francisco – Audiência Geral do 18 de março de 2020)

Carta: escrever uma carta pequena a cada elemento da família, com o seguinte conteúdo:

  1. Pedir desculpa de alguma falha ou acontecimento do passado;
  2. Descrever o amor que sente por cada elemento da família;
  3. Fazer um pedido a Deus para a sua família;

Momento de Oração: Cada elemento da família reza a sua oração pessoal, e de seguida rezam as orações da Confissão e o Pai- Nosso.

Confissão: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós irmãos, que eu pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, atos e omissões por minha culpa, minha tão grande culpa. Peço à Virgem Maria aos Anjos e Santos e a vós, irmãos, que rogueis por mim Deus Nosso Senhor.

Pai-Nosso…