Visita Pastoral a Montalegre e Meixedo

Entre os dias 21 e 23 de junho, D. António Augusto de Oliveira Azevedo, Bispo da Diocese de Vila Real, visitou as paróquias de Montalegre e Meixedo, do concelho de Montalegre, Arciprestado de Terra Fria.

No dia 21 de junho, D. António Azevedo visitou as instituições de Montalegre que mais diretamente asseguram a edificação do bem comum e se revestem de um caráter humanitário. Da parte da manhã, visitou a Câmara Municipal de Montalegre, o posto da GNR, a Santa Casa da Misericórdia de Montalegre, onde celebrou a Eucaristia com os utentes da casa. Da parte de tarde, continuou a visitar as instituições que estão sob a alçada da Santa Casa, como a Cercimont, a Unidade de Cuidados Continuados e a creche. Também visitou o Centro Escolar de Montalegre, a Cruz Vermelha, a Junta de Freguesia, encerrando o dia na Associação Humanitária dos Bombeiros de Montalegre, onde benzeu duas novas viaturas e jantou com os bombeiros. Refira-se que em todas estas instituições foi recebido com muita alegria e simpatia. A todos, D. António Azevedo salientou a importância do seu trabalho e apelou para que se mantenham firmes na nobre ação e no desenvolvimento destas instituições.

No dia 22 de junho, da parte de tarde, D. António Azevedo visitou as Igrejas da Paróquia de Montalegre, reuniu com os grupos que mais diretamente estão empenhados na vida e na dinâmica da paróquia, e encerrou a tarde reunindo com os jovens que receberam o crisma, a quem explicou o significado, as exigências e o ritual do Sacramento.

Na manhã do dia 23 de junho, D. António Azevedo começou por visitar pastoralmente a Paróquia de Meixedo, deixando uma palavra de estímulo e confiança a toda a comunidade e chamando a atenção para a renovação que está a acontecer na Igreja, com o processo sinodal, apelando ao compromisso de todos e abertura à mudança. Dentro da mesma visita, também visitou a aldeia de Codeçoso. Foi recebido com grande alegria pelo povo, que exultou com a presença do seu pastor no seu seio.

A meio da manhã do dia 23, culminando a visita pastoral à Paróquia de Montalegre, D. António Azevedo foi recebido pela comunidade no adro da Igreja Nova de Montalegre, onde foi saudado de modo especial pela Senhora Presidente da Câmara de Montalegre, Senhora Fátima Fernandes, e pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia, Senhor Germano Batista. Em clima de grande festa e de júbilo cristão, D. António Azevedo celebrou a Eucaristia, onde 21 jovens e um adulto receberam o Sacramento da Confirmação. A visita terminou com um almoço comunitário no pavilhão dos Bombeiros de Montalegre, para as duas comunidades cristãs, onde se aprofundou a comunhão da Eucaristia e não deixou de se cantar a marcha de Montalegre, que sempre faz soar sonoras vozes e vibrar os espíritos e os corações do povo barrosão.

 

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.