Visita Pastoral a Guiães

A paróquia de Guiães recebeu com grande alegria, entre 14 e 16 de fevereiro, o Sr. D. António Augusto Azevedo em visita pastoral.

No primeiro dia, o Sr. Bispo foi recebido na igreja matriz e realizou a visita à Junta de Freguesia, ao Centro Social da Associação «Guiães em Movimento», e às capelas. Este dia ficou marcado essencialmente pela amável e carinhosa visita aos doentes e idosos e pela celebração da Eucaristia com a administração do sacramento da Unção dos Enfermos.

O segundo dia foi dedicado aos mais novos. Realizou inicialmente um encontro com as crianças da catequese e respetivos catequistas e, de seguida, com os crismandos, seus pais e padrinhos, e com o grupo de jovens Magnificat. No final do dia todos foram presenteados com um lanche/convívio. Uma vez mais a presença simpática e próxima de D. António foi cativante.

No último dia deu-se o ponto alto desta visita pastoral. Pela manhã, o Sr. Bispo foi recebido no Largo do Eirô pela comunidade, com mensagens de calorosas boas-vindas. De seguida realizou-se a procissão para a igreja matriz, onde se celebrou a Eucaristia e foi administrado o sacramento do Crisma aos jovens, que se comprometeram a ser portadores da fé e sal da terra e luz do mundo. No final decorreu o almoço que deu por encerrada a visita pastoral.

Que este acontecimento seja sinal de renovação e que, animados pelo Espírito Santo, sejamos capazes de construir uma comunidade e uma sociedade melhor em conjunto.

A comunidade paroquial de Guiães situa-se no arciprestado do Centro I, concelho de Vila Real, tendo como pároco o Pe. Fernando Monteiro.