Vila Real – Uma diocese missionária

Com Raízes Missionárias
Vila Real, no seu primeiro Bispo, D. João de Lima Vidal, nasceu missionária; damos graças a Deus porque até ao Bispo atual D. António Augusto a diocese viveu sempre essa dimensão natural de ser Igreja.

Vivemos em ambiente celebrativo, de festa e compromisso, o primeiro Centenário. Este primeiro ano do triénio, com raízes, estamos a enraizar indo às origens.

Foram tantos os missionários que partiram desta diocese que está a ser difícil, lembrá-los, recordá-los a todos, mesmo os contemporâneos; Não vamos fazer um monumento aos missionários desconhecidos! Lembremos os das nossas paróquias, comunidades, aldeias…que foram baptizados no mesmo Espírito e provavelmente na mesma Pia Baptismal. São uma riqueza e uma força, muitos completamente anónimos; demasiadamente escondidos, mas são semente, são fermento… provocação! Responderam e respondem: Eis-me aqui.

Nos cinco continentes
No dia 18, Dia Mundial das Missões, rezaremos o Terço Missionário nos oito arciprestados e a partir dos oito arciprestados, (ver vídeo); estamos em comunhão e vamos, pelo menos, até aos confins da diocese!

Um por dia, até ao fim do mês, alguns missionários, num pequeno vídeo, deixarão o anonimato para testemunharem onde os levou o Baptismo; a nossa diocese tem raízes profundas e largas está em todos os continentes. Com dois sentidos, somos Igreja em saída!