Sábado formativo – “Sou Animador e agora?”

Realizou-se, no dia 3 de fevereiro, no salão paroquial de Pedras Salgadas, o primeiro dos Sábados Formativos programados pelo Departamento da Pastoral da Juventude, Universidade e Vocações para este ano. Este teve como tema “Sou Animador e agora?” e foi apresentada por Marta Esteves do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto.

Nesta formação, que tinha como destinatários animadores de grupos de jovens, coordenadores, catequistas e escuteiros, estiveram presentes 25 participantes de várias partes da diocese e de vários grupos e funções paroquiais.

Foram abordados temas relacionados com a liderança, autoconhecimento e conhecimento do grupo. A apresentação proporcionou uma melhor tomada de consciência das diferentes etapas, estados emocionais e reações dos jovens, e das diferentes realidades dos vários grupos, o que permitirá um melhor trabalho e acompanhamento dos mesmos. Houve também um momento de trabalho de grupo e reflexão individual.

Um sábado de interiorização e partilha onde cada um terminou com mais ferramentas e com uma certeza: não há problemas, defeitos, há uma pessoa em comum, Jesus Cristo.

Mónica Cruz