Professores de EMRC da Diocese de Vila Real encontraram-se no início do ano letivo

No passado dia 30 de setembro, na Biblioteca do Seminário de Vila Real, decorreu o Encontro de Professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Vila Real.

De um total de 37 docentes em funções nos Agrupamentos de Escolas do espaço geográfico da Diocese, estiveram presentes 25 professores.

Destaque ainda para as presenças dos professores Fernando Moita, António Cordeiro e Dimas Pedrinho, em representação do Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC), do Dr. Henrique Oliveira da Cáritas Diocesana, da Isabel Quintão, da Carolina e do Leandro da Cáritas Portuguesa.

O professor Fernando Moita, diretor do SNEC, enalteceu a presença dos professores de EMRC da diocese neste Encontro e salientou o papel estruturante da disciplina e dos seus professores na vida dos nossos alunos e das nossas escolas, pelo que sabem, pelo que fazem e por aquilo que testemunham. A propósito, recomendou a leitura refletida da Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã, que acontece de 1 a 8 de outubro. Por fim lançou o desafio: “encantem os vossos alunos, desafiem-nos a serem professores de EMRC.

Usou também da palavra o professor António Cordeiro, coordenador de EMRC do SNEC, para recordar aos nossos docentes que “a boa implementação da disciplina na realidade de cada escola, de cada família e de cada aluno, depende intrinsecamente do bom trabalho de encontro e proximidade do docente de EMRC”. Posteriormente, expôs o trabalho que está a ser desenvolvido pelo SNEC relativamente aos manuais da disciplina e recursos educativos digitais (RED). Sobre estes últimos, informou que os novos RED estão a ser desenvolvidos pelos professores de EMRC que estão no terreno, estando envolvidos 73 docentes de 19 dioceses, incluindo da Diocese de Vila Real.

Dimas Pedrinho, apresentou as atividades de âmbito nacional promovidas pelo SNEC para os alunos de EMRC, a saber: o Encontro Nacional de Alunos de EMRC de Secundário (ENES) a realizar em Bragança de 12 a 13 de abril; e o Encontro Nacional de Alunos de EMRC de 1.º ciclo a acontecer em Fátima no dia 24 de maio. Recordou ainda as parcerias do SNEC com a Sociedade Bíblica e as iniciativas desta última referentes ao estudo e conhecimento da Bíblia Sagrada.

Intervieram também o presidente da Cáritas Diocesana e os representantes da Cáritas Portuguesa para reforçar a beleza do despertar da atitude solidária que acontece junto dos mais novos. A propósito, mostram o projeto “Cáritas na Escola” que tem por finalidade consciencializar os alunos para a defesa de valores e temáticas pertinentes como a prática de voluntariado, a entreajuda, o respeito e a empatia e o cuidar do meio ambiente. O objetivo deste projeto passa também por dar a conhecer o trabalho, a organização e a rede Cáritas.

A terminar, a equipa do Departamento de EMRC da diocese de Vila Real apresentou um conjunto de iniciativas/atividades programadas para este ano letivo.

A equipa do Departamento de EMRC da diocese de Vila Real