Nota informativa do Bispo de Vila Real (17.04.2020)

No dia em que é renovado o estado de emergência no país, a vigorar até ao início de maio, informamos os diocesanos de Vila Real de algumas iniciativas e orientações previstas para o período até ao final de maio, ou seja, durante o tempo pascal.

1. Sem deixar de enaltecer o modo como foram cumpridas as orientações anteriormente dadas, reforça-se o apelo a que continuem a ser respeitadas as normas sanitárias e as recomendações diocesanas em vigor durante esta situação de pandemia.
  2. Durante o tempo pascal, ou seja, até ao Pentecostes (31 de maio), continuará a ser celebrada a eucaristia dominical na Sé de Vila Real, às 11 horas, presidida pelo Bispo diocesano e transmitida para a diocese pela internet e rádio (Voz do Marão e Chaves FM).
  3. No dia 20 de Abril, data do 98º aniversário da diocese, será celebrada eucaristia na Sé às 18H30, com transmissão para toda a diocese, com a liturgia própria da Missa da Pandemia.
  4. Os Secretariados diocesanos continuarão a preparar materiais de apoio para serem utilizados pelas famílias. Para cada semana estão previstos: uma oração para fazer antes da refeição; uma catequese em família; uma preparação da liturgia do domingo (Lectio divina). Estes materiais serão disponibilizados no site da diocese e partilhados às sextas feiras.
  5. Às terças feiras, às 21 horas, teremos a oração do Terço, transmitido a partir dos vários santuários marianos da diocese.
  6. Em cada paróquia deverá ser estudada a melhor forma de acompanhar a catequese das crianças e dos adolescentes, ainda em contexto não presencial, devendo ser usados os recursos on-line do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).
  7. O Dia da Diocese, previsto para o dia 7 de junho em Mesão Frio, fica suspenso, uma vez que não estão garantidas as condições para a sua preparação e para uma massiva participação das pessoas.

Cristo Ressuscitado, Senhor da Vida e Bom Pastor, a todos abençoe na paz e na saúde. Maria, Nossa Senhora da Conceição, nos guarde e proteja.

Vila Real, 17 de abril de 2020

+António Augusto de Oliveira Azevedo