MENSAGEM À DIOCESE  – a propósito da Semana dos Seminários

 

 Seminário: olhar o futuro com esperança

 

            A Semana dos Seminários que decorrerá de 2 a 9 de novembro é um momento especial para que toda a Igreja reforce a oração pelos seminários, manifeste o seu apoio material com as ofertas dos fiéis e não deixe de refletir sobre a sua situação atual e o seu papel para o futuro. Para a nossa Diocese de Vila Real é também oportunidade para olhar o presente e pensar o futuro com coração orante e mente aberta a novos caminhos.

 

  1. Seminário: uma instituição em profunda renovação

A palavra «seminário» refere, antes de mais, a comunidade formativa constituída por aqueles que Deus chama à vida sacerdotal, os que fazem um percurso de preparação para servirem o Povo de Deus no ministério presbiteral. Os seminários sempre ocuparam um lugar central na vida da Igreja pelo que, ao longo dos tempos, têm merecido especial cuidado e atenção. De facto eles são decisivos para renovar a vida pastoral das comunidades cristãs.

Este ano a diocese de Vila Real tem cinco seminaristas maiores e mais um na fase de estagiário pastoral. Como sucede desde finais dos anos sessenta, a formação dos nossos seminaristas maiores é feita no Seminário Maior do Porto e os estudos de Teologia na Universidade Católica. Esta opção tem dado excelentes frutos pelo que deverá ter continuidade nos próximos anos.

O Seminário Menor que funcionou sempre em Vila Real não tem alunos neste novo ano tal como no anterior. Aliás, nos anos mais recentes tem tido um número residual de alunos. Esta é uma tendência em grande parte das dioceses do país e da Europa. A quebra começou a verificar-se com a massificação do ensino público obrigatório, a que se juntaram outros fatores como a diminuição da percentagem da população mais jovem.

Este novo contexto tem levado a Igreja a repensar os seminários, adaptando-os às novas circunstâncias e à necessidade de se formarem pastores para este tempo. Por outro lado, importa ter presente que muitos dos que chegam aos seminários são jovens e adultos provenientes das comunidades cristãs, movimentos, universidades e outros novos lugares onde descobriram o chamamento ao sacerdócio.

Nesta fase de renovação será dado, na diocese, um novo impulso à pastoral vocacional, envolvendo famílias, paróquias, grupos e movimentos, escolas e outros âmbitos formativos para que ajudem os jovens a colocar a questão da vocação – de todas as vocações em geral e da vocação sacerdotal em concreto. Foi já reforçada a estrutura do Pré-seminário para o tornar mais apto a ir ao encontro dos mais jovens nos vários pontos da diocese, despertando-os para o tema da vocação, e com maior disponibilidade para um acompanhamento pessoal dos que manifestarem sinais promissores de vocação.

 

  1. Seminário: uma casa com passado e com futuro

Uma das consequências do novo contexto é o destino a dar aos edifícios, construídos num tempo em que os seminários eram frequentados por centenas de alunos. As dioceses ou congregações religiosas têm procurado encontrar as soluções possíveis e variadas.

No caso de Vila Real, a reflexão sobre o edifício do seminário tem alguns anos. Uma nota publicada em 21 de novembro de 2023, informava que: «foi assinado um contrato de cedência de parte das instalações do imóvel do seminário para utilização para fins turísticos». Isto significa que a diocese não vendeu o imóvel do seminário mas cedeu uma parte por um prazo de 30 anos, findo o qual ele poderá voltar à sua plena posse.

Esta solução garante que o seminário continuará a funcionar numa parte do edifício, (ala sul) onde haverá instalações renovadas para seminaristas e formadores. Nessa ala permanecerão as valências até agora aí instaladas, como os Secretariados Diocesanos e o Centro Católico de Cultura. Ou seja, a par do Hotel e da zona arrendada à empresa Águas do Norte, a diocese continuará a utilizar uma área do edifício aproximada àquela que agora usa.

No processo de decisão foram auscultados vários organismos diocesanos (conselho de pastoral, conselho presbiteral, conselho económico). Foi ainda realizada uma consulta pessoal ao clero e, na fase final, foi obtida a necessária aprovação da Santa Sé.

Esta opção garante que o edifício, permanecendo propriedade da diocese, seja reabilitado, rentabilizado e plenamente usado. De outra forma, a alternativa mais provável seria prosseguir na via do subaproveitamento e degradação do imóvel. A solução encontrada, salvaguardando os interesses da Igreja diocesana, é também muito benéfica para a cidade e para toda a região.

 

  1. Seminário: lugar onde germina a esperança de tempos novos

Nesta Semana dos Seminários convidamos os cristãos e as comunidades a dar graças a Deus que não abandona o seu povo, pedindo-lhe que chame mais trabalhadores para a sua messe. Rezemos também pelos seminaristas (e seus formadores) manifestando a nossa esperança de que serão os pastores de que a Igreja anseia e o mundo carece.

A Igreja de Vila Real precisa de mais sacerdotes. Dirigimo-nos, por isso, a todos os que sentem o chamamento de Deus ao sacerdócio para que não tenham medo mas abram o coração a Cristo. Ele continua a chamar muitos jovens desta geração para o seguirem. Confiamos que saibam responder com generosidade e alegria e esperamos que nos seminários comece a germinar um futuro novo para a Igreja e para o mundo.

Vila Real, 30 de outubro de 2025

+António Augusto de Oliveira Azevedo

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.