Encontro formativo para os padres de Vila Real

No passado dia 7 de junho decorreu em Vila Real um encontro de formação pastoral com o clero da diocese.

No dia litúrgico da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, estiveram reunidos muitos padres para refletirem, como tem sido hábito neste dia, sobre temas atuais e importantes da Igreja.

Este ano o encontro foi orientado por dois membros do Grupo VITA – Grupo de acompanhamento das situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal e falaram precisamente sobre o tema: A violência sexual no contexto da Igreja Católica”,

Os dois psicólogos abordaram o tema na perspetiva da vítima e também na do agressor, ajudando a entender o drama vivido pela vítima e suas consequências, bem como aquilo que pode levar alguém a cometer atos tão graves. Apresentaram igualmente o Manual de Prevenção da Violência Sexual contra Crianças e Adultos Vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal. Tal como o indica o próprio manual, é fundamental conhecer, prevenir e agir.

Depois das formações com catequistas e professores de Educação Moral e Religiosa Católica, este encontro visou ajudar os pastores a tomarem consciência desta problemática delicada, e nos cuidados a ter na orientação das comunidades cristãs para que sejam espaços mais seguros para as crianças.