Dia do Arciprestado do Centro II vivido com sentido de partilha e de esperança

“Dia do Arciprestado”, foi o nome dado à atividade realizada no Arciprestado do Centro II no passado domingo, dia 19 de outubro, na Igreja Paroquial de Vila Pouca de Aguiar.

Pensada como uma tarde de partilha e formação para os vários grupos paroquiais, nomeadamente os coros, acólitos, sacristães, zeladores, leitores e catequistas, contou com cerca de 150 participantes, representando todas as paróquias do referido arciprestado. Foi, sem dúvida, um momento importante para todos os presentes, visto que há sempre algo novo para aprender e algo novo para acrescentar, de forma a que os leigos possam ter um papel cada vez mais ativo na vivência paroquial.

Os grupos, todos dinamizados pelo secretariado diocesano da liturgia, tiveram como principal objetivo tornar a celebração litúrgica mais digna. Para isso, explicou-se o sentido e a importância dos vários momentos da celebração; a forma como tudo deve ser feito e preparado nos vários tempos litúrgicos, entre outros aspetos relevantes para a vida e dinâmica paroquial.

Por fim, reunida a assembleia, foram apresentadas as conclusões da assembleia sinodal que juntou o conselho diocesano de pastoral e o conselho de presbíteros, a fim de que todos estejam familiarizados com os objetivos e os novos desafios propostos à Igreja de hoje, seja a nível diocesano, arciprestal ou paroquial.

Esta atividade serviu como um “pontapé de saída” para outras atividades planeadas, todas com um objetivo comum: percorrer juntos um novo caminho e «sobretudo de partilhar e cumprir a esperança», como pedia o nosso bispo, D. António Augusto, na sua mensagem para o início do ano pastoral.

Pe. Miguel Santos

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.