Conselho de Presbíteros – Outubro 2021

Decorreu no passado dia 6 de outubro de 2021, a 93ª Assembleia do Conselho de Presbíteros da Diocese de Vila Real, de forma presencial, algo que já não acontecia desde março de 2019. O Conselho teve três pontos da Agenda para a reflexão: primeiro, o tempo pós-pandemia: “recomeçar e reconstruir”; segundo, o ano Jubilar da Diocese; terceiro, a tema da Sinodalidade.

Na introdução aos trabalhos, o Senhor Bispo, D. António Augusto Azevedo começou por manifestar a sua alegria de este Conselho novamente se reunir de forma presencial. Em relação aos temas em debate, no primeiro sobre pós-pandemia, destacou que o recomeçar deve ser progressivo, responsável e seguro, mas sem medos e com esperança de poder reconstruir uma Igreja que deve integrar muito dos processos que o tempo da pandemia trouxeram, este posicionamento foi secundado e reafirmado pelos conselheiros numa expetativa de confiança.

O tema seguinte do centenário, a ideia que mais transbordou foi a necessidade de esta data ser celebrada de modo festivo em toda a Diocese, para que haja consciência que esta celebração jubilar é importante no seu sentido de pertença de Igreja particular que somos. Também foram anunciadas algumas datas importantes como a celebração jubilar com a abertura da Porta Santa a 8 de dezembro de 2021 e o encerramento a 8 de dezembro de 2022, e a celebração festiva do centenário da Diocese a 20 de abril de 2022.

No último tema, acerca da Sinodalidade, o Senhor Bispo advertiu para a necessidade de assimilarmos este estilo de “Ser Igreja” e que todos, clérigos e leigos, somos indispensáveis no processo que inicia dia 17 de outubro em todas as Dioceses do Mundo, e também na nossa Diocese, e desencovará na celebração do Sínodo dos Bispos em outubro de 2023. Os conselheiros olham para este processo e caminho como uma oportunidade de escuta, discernimento e renovação, da nossa Igreja particular mais consciente de caminharmos juntos.

O Senhor Bispo terminou o encontro com um agradecimento aos conselheiros presentes, relembrando que a próxima assembleia será no dia 16 de março de 2022.

Secretariado Permanente do Conselho de Presbíteros