Últimas Notícias

Conselho de Presbíteros – Maio 2022

Decorreu no passado dia 25 de maio de 2022 a 95ª Assembleia do Conselho de Presbíteros da diocese de Vila Real. Teve como pontos de agenda para reflexão e debate: Património das paróquias: uso, registo, segurança; Juventude: preparação da Jornada Mundial da Juventude e acolhimento dos símbolos; Retiros do Clero: sugestão de locais.

Na introdução aos trabalhos, o Senhor Bispo, D. António Augusto Azevedo, abordando genericamente cada um dos assuntos de reflexão, destacou, no primeiro assunto, acerca do Património das paróquias, conforme prescreve o Código de Direito Canónico, a finalidade do património e bens da Igreja, bem como a necessidade de um bom uso e conservação dos mesmos. Em relação à preparação da JMJ e do acolhimento dos símbolos na diocese, destacou que esta pode ser uma importante oportunidade de renovação da pastoral juvenil. No assunto acerca dos locais mais convenientes para os Retiros do clero, foi destacada a importância dos clérigos fazerem retiro e terem formação espiritual regular.

Os conselheiros, na sua partilha destes temas, referiram que estão a ser dados passos para administrar bem o Património das paróquias, sendo porém necessário um maior conhecimento legal e um bom suporte técnico e jurídico nesta função administrativa. No que se refere à preparação da JMJ e do acolhimento dos símbolos (a cruz das Jornadas e o ícone de Nossa Senhora), o director do Departamento da JUV, padre João Curralejo, destacou que os símbolos estarão na diocese no mês de setembro e o fato de este acontecimento estar no início do ano pastoral pode ser um bom lançamento para a preparação e dinamização na nossa diocese da JMJ, sendo os conselheiros unanimes no afirmar esta oportunidade. No assunto acerca dos Retiros foram dadas várias sugestões de locais, ficando ao critério do Vigário do Clero a escolha desse lugar.

Também se abordaram questões referentes à celebração do Centenário da Diocese e do Dia da Diocese, e foram apresentadas as contas da Diocese pelo Chanceler da Cúria. Reafirmou-se a necessidade de transparência e boa administração, em tudo, no que diz respeito aos bens da Igreja.

O Senhor Bispo terminou o encontro com um agradecimento aos conselheiros presentes, sendo esta a última sessão deste conselho, pois terminou o seu mandato iniciado em 2019.

Secretariado Permanente do Conselho de Presbíteros