Comunicado do Conselho de Presbíteros – Junho 2021

Decorreu no passado dia 9 de junho de 2021 a 92ª Assembleia do Conselho de Presbíteros da Diocese de Vila Real por via digital. Teve como ponto central de agenda a reflexão acerca do Ano da Família – Amoris Laetitia, no quinto aniversário da publicação desta exortação pós-sinodal.

Na introdução aos trabalhos, o senhor bispo, D. António Augusto Azevedo, referindo-se à exortação Amoris Laetitia, destacou alguns dos objetivos deste Ano dedicado a família: a maior difusão do conteúdo da exortação; a promoção e valorização do sacramento do matrimónio; tornar as famílias mais protagonistas da pastoral familiar; e que a pastoral familiar seja mais transversal a todos os elementos de uma família.

Os conselheiros fizeram um diagnóstico se o documento já era devidamente conhecido e posto em prática. Refletiu-se também acerca da questão da preparação e acompanhamentos dos casais que vão contrair matrimónio e se depois são devidamente acompanhados nos primeiros anos de casamento. Houve também questões levantadas de como se acompanham e acolhem as questões mais irregulares e se há um caminho pastoral feito com eles à luz do método proposto pela Amoris Laetitia de acolher, discernir e integrar.

Também se abordaram questões referentes ao próximo ano pastoral que será de celebração do Centenário da Diocese onde os conselheiros foram desafiados a deixar também os seus contributos para uma boa celebração desta efeméride.

O senhor bispo terminou o encontro com um agradecimento aos conselheiros presentes, relembrando que a próxima assembleia será no dia 6 de outubro de 2021.

Secretariado Permanente do Conselho de Presbíteros