Reuniram-se, em Fátima, este fim-de-semana, cerca de mil catequistas, de todo o país, incluindo as ilhas, para as Jornadas Nacionais de Catequistas. A esse grande número, juntaram-se, da Diocese de Vila Real, também, vinte e dois catequistas.
À volta do tema “Os alicerces da vida cristã: O itinerário e os Sacramentos”, despertou-se para a consciência de que os cristãos de hoje continuam a ser discípulos, que se põem a caminho, respondendo à iniciativa de Deus que chama. Uma resposta que se quer integral, que envolva todas as dimensões da existência humana: pensamento, sentimento, opção de vida, decisão (por amor).
Nesta proposta, o catequista é aquele que acompanha crianças, jovens, adolescentes para fazer esse caminho, tomar essa decisão, partindo duma iniciação, que implica um processo contínuo e que não se esgota na celebração dos sacramentos.
Ficou patente que os sacramentos são um ponto determinante, mas não um ponto final, o fim. Efetivamente, com os sacramentos (de iniciação) são lançados os alicerces de toda a vida cristã, mas não se completa o processo da construção da identidade cristã.
Das várias conferências, colhe-se o facto de que a celebração dos sacramentos situa-se num horizonte mais alargado. São uma etapa de um caminho contínuo, que introduzem no mistério de Cristo e permitem aprofundar a fé e a viver a vida à luz da presença, portanto, de Cristo, tornando-se a vida humana, vida sacramental.
O catequista, também ele “sacramento”, juntamente, com a comunidade, grande sinal salvífico, fazem da catequese, nas palavras do presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. António Augusto Azevedo, “um laboratório de esperança”, onde, assim, seremos capazes de, como os primeiros discípulos, sermos” assíduos à união fraterna, à fração do pão e às orações”. (At2,42)
O encontro com a beleza da Criação do Deus que nos habita e o desafio a ser sacramento com e para os outros na vivência da caridade, foi também caminho apontado na implementação do Novo Itinerário para a Catequese.
SDEC