Abertura do ano lectivo no Centro Católico

O Centro Católico de Cultura iniciou ontem, 25 de Outubro, no Auditório do Seminário de Vila Real, o novo ano lectivo com uma conferência subordinada ao tema «Catequese e Liturgia» pelo Pe. José Cardoso de Almeida.

Na sua intervenção, o conferencista expôs o percurso destas duas realidades eclesiais e a importância de ambas caminharem lado a lado. «É necessário fazer com que a catequese caminhe para a liturgia, para que as crianças, os jovens e mesmo os adultos possam descobrir a beleza litúrgica na vivência do Mistério de Cristo e da sua Igreja», afirmava. Hoje, é fundamental acolher os mais pequenos e fazer deles participantes ativos, a fim de reconhecerem os sinais de Deus.

O Bispo da Diocese salientou a importância deste evento e também do Centro Católico de Cultura, como lugar de ensino na sua dimensão diocesana. Para além da catequese e da liturgia, D. António Augusto destacou ainda o aspeto missionário. «Cada um à sua maneira deve ser espaço de encontro com Cristo e de experiências de fé», ao jeito dos discípulos de Emaús, que fizeram caminho com Jesus e O reconheceram ao partir do pão.

A formação irá decorrer com cinco sessões por período destinadas a Leitores, Acólitos e Salmistas.