“A Sinodalidade na Catequese” – XII Encontro Arciprestal para Catequistas (Douro II)

“A sinodalidade é o modo de ser Igreja hoje, segundo a vontade de Deus, numa dinâmica de escuta e discernimento do Espírito Santo”. Papa Francisco

Cerca de 45 catequistas de diferentes paróquias do Arciprestado Douro II, naquele que é já o seu XII Encontro Arciprestal para Catequistas, reuniram-se hoje durante a manhã, para refletirem sobre o tema “A sinodalidade na Catequese”, um número ainda que reduzido, mas que respeitou todas as orientações da DGS para este tipo de encontro. Decorreu no concelho de Murça e teve como palestrante o coordenador da equipa responsável pela preparação do sínodo a nível diocesano, o Rev.mo Pe. Márcio Martins.

O propósito do encontro surgiu a partir da convocação do Papa Francisco relativa à preparação da próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá no Vaticano em outubro de 2023 com o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Esta sinodalidade que procuramos, enquanto Igreja, na missão do catequista, passa por estarmos atentos e despertos para a escuta de todos e de cada um, para nos colocarmos a passo com a Igreja, como nos pede o Papa Francisco, afirmou o Pe. Márcio Martins, Diretor do SDEC de Vila Real e Coordenador da equipa responsável pelo acompanhamento do sínodo na Diocese de Vila Real.

O Coordenador do Sínodo a todos motivou com a sua brilhante comunicação. Apresentou, num primeiro momento, o logotipo do Sínodo, passando a definir de seguida as palavras-chave do processo sinodal: comunhão, participação e missão. Reforçou a necessidade e a importância da consulta do Povo de Deus, pois é fundamental a escuta de todos, e que ninguém se sinta excluído.

Para além de ter apresentado as datas em que deverá ocorrer esta consulta/reflexão – a nível paroquial, a nível diocesano e até mesmo a nível nacional -, entre outros assuntos igualmente importantes, deixou-nos a pensar nestas questões: Uma Igreja sinodal “caminha em conjunto”: como é que este “caminhar juntos” se realiza hoje na vossa Igreja particular? Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?

A manhã terminou com a celebração prevista no guia do catequista do curso de formação “Ser catequista”, presidida pelo Pe. Sérgio Dinis. Todos os participantes do encontro receberam uma lembrança alusiva ao tema; aos catequistas que fizeram a formação, foi-lhes entregue, adicionalmente, o diploma de participação.