Centenário do nascimento do Pe. José Afonso Moreira, em Fortunho

No passado dia 25 de Janeiro (III Domingo do Tempo Comum e Domingo da Palavra de Deus), pelas 15h00, o senhor D. António Augusto Azevedo, Bispo de Vila Real, presidiu à Eucaristia em Fortunho (S. Tomé do Castelo), em acção de graças pela vida e entrega à missão do senhor P.e José Afonso Moreira. A seguir à Missa procedeu-se à inauguração e bênção da casa-museu, situada no edifício onde nasceu e viveu a sua infância e juventude.

O P.e José Afonso Moreira nasceu em Fortunho a 25 de Janeiro de 1926, foi baptizado na Igreja Paroquial de São Tomé do Castelo e, depois da quarta classe, seguiu para o Seminário de Godim (Régua), iniciando assim a sua aventura missionária. Formou-se em Filosofia e Teologia no Seminário de Viana do Castelo e foi ordenado presbítero da Congregação do Espírito Santo a 23 de Dezembro de 1950, em Braga. Entre 1951 e 1958, dirigiu o Seminário Menor de Tchipeio, no município de Ecunha, província angolana do Huambo, tendo-se deslocado depois para a província de Benguela, onde trabalhou, entre 1958 e 1963, na Missão Católica de Balombo. Em 1963, assumiu a direcção da Missão Católica do Bailundo, funções que exerceu até à sua morte, que ocorreu de forma trágica a 8 de Fevereiro de 2006. Na manhã desse dia, ele foi barbaramente assassinado.

Por todos estes motivos, o P.e Moreira tornou-se uma figura de relevo da Congregação do Espírito Santo e da Igreja em Portugal e em Angola, porque foi um grande missionário que entregou toda a sua vida pela evangelização dos povos aonde foi enviado. A homenagem que lhe foi prestada assinalou os 100 anos do seu nascimento, uma data jubilar, na qual se fez memória e se deu graças por uma vida entregue a Deus e à Igreja.

Na celebração da Eucaristia, o nosso Bispo saudou a família do homenageado e todos os participantes, convidou a comunidade a olhar para o futuro com mais esperança e deixou expresso o desejo de que a semente lançada à terra, que foi a vida do senhor P.e Moreira, continue a dar os seus frutos e seja fermento de renovação da comunidade local e de toda a Igreja.

Pe. Manuel Coutinho

 

 

 

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.