Mensagem – Natal: a esperança feita vida

Natal: a esperança feita vida

A Festa de Natal celebra a grande esperança que anima os cristãos. Ao enviar o seu Filho que nasceu em Belém, Deus deu vida à palavra proclamada pelos profetas ao longo de séculos. As expectativas concentradas na figura do Messias começaram a ganhar forma na feliz noite do nascimento de Jesus.

O Natal não é conto de fadas ou fábula moralizante mas acontecimento histórico que nos fala de um sinal do céu que entrou na história humana. Jesus é o Filho que o Pai enviou ao mundo e o seu nascimento confirma que Deus, sempre fiel à sua palavra, não esqueceu o seu povo nem abandonou a humanidade à sua sorte.

A celebração do Natal manifesta o renovar da nossa confiança em Deus que veio habitar connosco. Essa presença divina ajuda-nos a superar a tentação do desânimo e a acreditar que é possível um mundo com mais paz, justiça e fraternidade. Natal é profecia de esperança, anúncio de vida, promessa de futuro.

A luz divina que o Natal veio acender no mundo deve brilhar com mais intensidade para dissipar a escuridão que afeta muitos corações e vencer as nuvens de preocupação que pairam sobre o futuro da humanidade. Iluminados por essa luz poderemos encontrar caminhos de vida pessoal e social mais autênticos, vencendo ilusões e falsidades. Congregados por essa luz poderemos também caminhar juntos como Povo de Deus, discernindo os desafios da missão no tempo atual.

A esperança que brota do nascimento do Salvador requer sentido de acolhimento e compromisso por parte de todos. Como Maria e José, os pastores e os magos, é indispensável, também hoje, estar com Jesus e comprometer-se em partilhar a esperança viva que Ele representa.

Convido todos a celebrarem o Natal deste ano jubilar em atitude de fé e com uma oração pela paz.  O Emanuel, o Deus-connosco, nasceu como Príncipe da Paz para nos lembrar que a paz é possível e urgente em tantos lugares. Na Ucrânia, como em muitas partes do mundo, nas famílias e nas sociedades, a paz é imperiosa.

A vinda do Messias faz-nos acreditar no melhor da humanidade, em sociedades mais livres e solidárias, em relações humanas mais justas e próximas. Esse acontecimento que mudou a história deve ainda inspirar em todos os cristãos a disponibilidade para construir uma Igreja, mais sinodal, viva e fraterna, verdadeira comunidade de irmãos em Cristo.

Aos meus irmãos diocesanos de Vila Real envio os votos de Santo Natal. Ao clero e aos fiéis, a todas as comunidades, grupos e famílias manifesto o meu desejo de que vivam esta quadra com uma alegria autêntica e que o Menino Jesus encha a todos das suas bençãos. Um cumprimento caloroso aos emigrantes que passam o Natal longe da família e aos imigrantes que chegaram à nossa região, sem esquecer as pessoas que estão doentes, os que estão sós, os pobres, os reclusos e os que passam por alguma dificuldade ou provação. Que sintam a presença de Jesus que está próximo e a todos veio salvar.

Peço ao Messias nascido em Belém que encha de luz, alegria e paz o coração de todos para que possam partilhar com o mundo a esperança viva que o Natal inaugurou.

Um Santo Natal para todos.

 

Vila Real, 18 de dezembro de 2025

+António Augusto de Oliveira Azevedo

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.