50 Anos do Agrupamento 212 – São Pedro

O Agrupamento 212 São Pedro, Região Escutista de Vila Real, celebra o seu 50º aniversário de fundação, no dia 29 de novembro de 2020.

A marcar o início das celebrações, ontem dia 28 de novembro de 2020, por Vídeo Conferência transmitida através da página do Facebook® do agrupamento (https://www.facebook.com/escutismo212vilareal/); realizou-se um E-FÓRUM, subordinado ao tema: #ESCUTISMO ON. Confiança no Escutismo para o século XXI. De forma a melhor podermos refletir sobre o papel do escutismo e responder às preocupações educativas e sociais do século XXI, convocamos a sociedade, o movimento escutista e a Igreja.

Assim definimos três objetivos específicos: (i) refletir sobre a identidade, valores e missão do CNE; (ii) analisar a situação atual e a nova normalidade e (iii) refletir sobre o passado, presente e futuro do escutismo.

A celebração de aniversário é um marco histórico na vida de uma qualquer coletividade. Atingir os 50 anos, caminhando na presença de Deus, que foi guiando os nossos passos e intuindo as nossas decisões, tornando possível ultrapassar os momentos de maior agrura e consolidar as nossas conquistas e vitórias. Este é um momento para comemorar e dar testemunho do papel de relevo no seio da comunidade, mas também para a formação integral das crianças e jovens, que nos são confiadas.

Ao longo desta existência foram centenas, senão milhares, as crianças e jovens que entraram nas nossas fileiras, que nelas cresceram e fizeram o seu caminho até à idade adulta, sendo hoje exemplos de cidadãos plenamente integrados e comprometidos com suas comunidades locais, alguns deles chegando a ser considerados personalidades de relevo especial, não só pelo seu percurso académico e profissional, como pelo respeito e admiração que conquistaram.

Na sua alocução, no âmbito do E-FÓRUM, assim como na celebração da Eucaristia de aniversário do Agrupamento 212, sua Excelência Reverendíssima D. António Augusto de Azevedo, Bispo da Diocese de Vila Real; referindo-se à exortação apostólica Christus Vivit, do Santo Padre Francisco, aos jovens e a todo o povo de Deus, sublinhou que “não nos podemos limitar a dizer que os jovens são o futuro do mundo, são o presente, o agora da Igreja e enriquecem-no com o seu contributo e participação. Um jovem, encontra-se num momento da vida em que começa a assumir várias responsabilidades, participando com os adultos no desenvolvimento da família, da sociedade e da Igreja.”

O papel educativo, de formar Homens e Mulheres, cidadãos do amanhã, no apoio às famílias da nossa comunidade, sempre através da aplicação do Método Escutista concebido pelo nosso fundador Lord Baden-Powell de Gilwell, e de que o nosso agrupamento comunga, assume particular importância, também pelo facto de ter sido feito ininterruptamente ao longo de todos estes anos.

Este caminho foi e é, também por isso, um reflexo da enorme importância que o voluntariado dos nossos membros e quadros dirigentes têm.

Assim, enquadrados neste espírito de celebração, pretendemos com as comemorações homenagear todos aqueles que foram e são escuteiros no 212, todos aqueles que nos tem ajudado ao longo deste caminho e, claro, todos aqueles que continuam a acreditar que o projeto educativo do escutismo, assente nos preceitos da igreja, tem valor acrescentado para as famílias.

Sabemos que este caminho nem sempre foi fácil, nem sempre seguiu pela melhor trilha, mas estamos convictos que não são as dificuldades da vida que nos impedirão de manter a chama acesa e continuar, este nobre e belo desígnio de formar os cidadãos de amanhã.

Considerando a nova realidade com que nos deparamos, tivemos de reajustar o nosso projeto de celebração, que será vivido ao longo do próximo ano escutista, terminando no dia 28 de novembro de 2021. Este desafio será vivido em 4 fases distintas: (i) E-Fórum Escutista e Eucaristia de Celebração do Aniversário; (ii) Exposição do Quinquagésimo aniversário; (iii) Gala Escutista e (iv) Coorganização do XXX Encontro Regional.