Seminário

Semana dos Seminários

Está a decorrer, de 10 a 17 de novembro, a nível nacional, a Semana dos Seminários, este ano com o lema: “O Senhor não pensa apenas naquilo que tu és mas em tudo aquilo que poderás chegar a ser», uma feliz expressão do papa Francisco na exortação Christus Vivit, nº 290.

Olhando para a realidade da diocese de Vila Real, neste ano letivo, contamos com 17 alunos: 14 nos Seminários (7 em Vila Real e 7 no Porto) e 3 em Estágio Pastoral. Temos 1 aluno no 7º ano, 1 no 8º ano, 1 no 10º ano, 3 no 11º ano e 1 no 12º ano. Em Teologia estão 1 no 2º ano, 1 no 3º ano, 3 no 4º ano e 2 no 6º ano. São das seguintes proveniências: 3 de Vila Real, 2 de Sabrosa, 2 de Alijó, 1 de Murça, 3 de Chaves, 1 de Boticas, 1 de Montalegre, 1 de Ribeira de Pena, 1 de Mondim de Basto, 1 de Mesão Frio e 1 da Régua.

Entretanto preparámos um vídeo que divulgamos nas redes sociais e na página web da diocese juntamente com outros materiais que a Comissão Episcopal preparou para esta semana que podem ser usados nas paróquias ou nos grupos apostólicos.

O tema e estes materiais, alguns destinados a momentos de oração e outros a atividades com as crianças, os adolescentes e os jovens, são uma oportunidade para envolver as comunidades no acompanhamento vocacional e propor aos mais novos a interrogação sobre o futuro que querem abraçar.

Ao longo desta semana somos convidados a rezar, de um modo especial, pelos seminaristas e pelas vocações sacerdotais pois Jesus fez depender o apostolado e o número de operários da sua messe da força da oração: “Pedi ao Senhor da messe que mande operários” (Mt. 9,38).

Toda a Igreja portuguesa é também convidada à partilha, segundo as possibilidades de cada um, oferecendo ao Seminário, coração da Diocese, a nossa ajuda económica. Assim, no próximo domingo, dia 17, decorre o ofertório para os Seminários.

Manifesto, em nome do Seminário de Vila Real, a nossa gratidão aos padres e a todos os benfeitores que de alguma maneira ajudam com a sua oração e as suas ofertas o esforço de discernimento vocacional e formação dos futuros padres e digo a todos que os temos presentes na missa semanal de quinta-feira, dia da instituição da eucaristia e do sacerdócio, que aplicamos pelos alunos, formadores e benfeitores do Seminário. Bem hajam.

Pe. João Curralejo
Vice-reitor do Seminário