Novos ministros da comunhão no Arciprestado da Terra Fria

No passado sábado, dia 11 de maio, o Sr. Bispo, D. António Augusto, nomeou 32 novos ministros extraordinários da comunhão para servirem as comunidades paroquiais do Arciprestado da Terra Fria, pertencente ao concelho de Montalegre.

Os novos ministros realizaram a formação durante as quatro quintas-feiras da Quaresma, em Salto, sob a orientação do Secretariado Diocesano da Liturgia de Vila Real.

No contexto das visitas pastorais do Sr. Bispo a este arciprestado, iniciadas neste tempo Pascal e que se estende até ao final do mês de outubro, a nomeação destes nossos Ministros manifesta a importância cada vez maior dos leigos na ação da igreja, de modo particular no aspeto caritativo, pois a Eucaristia pode assim estender-se até aos mais frágeis, doentes e idosos, das comunidades e fazê-los sentir que são parte integrante da igreja que se reúne a cada domingo na igreja paroquial. Manifesta também o caminho pastoral que se vai fazendo em conjunto no Arciprestado.

O Sr. D. António, na celebração, manifestou a sua alegria pelos novos ministros extraordinários da comunhão e realçou a importância dos ministérios laicais, de modo especial este serviço Eucarístico de levar a comunhão aos doentes, adorar o Santíssimo Sacramento e dar a comunhão nas eucaristias. São a manifestação do protagonismo cada vez maior que os leigos devem assumir nas comunidades, de modo especial onde a população está distante geograficamente, que é cada vez menos e está mais envelhecida. Terminou dizendo que estes ministros são sinal de esperança nas suas comunidades.

 

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.