Nota informativa

No passado dia 17 de novembro foi assinado entre o Seminário de Vila Real e uma empresa ligada a um grupo do ramo hoteleiro um contrato de cedência de uma parte das instalações do imóvel da instituição para a sua utilização para fins turísticos (hoteleiros). A cedência será por um prazo de trinta anos e prevê a reabilitação de todo o edifício e outras contrapartidas.

Este ato concluiu um longo processo de negociação com a empresa, acompanhado de uma alargada auscultação de várias instâncias da Igreja.

Importa esclarecer que na ala sul do edifício continuará a funcionar o seminário e outros serviços diocesanos como os secretariados e o Centro Católico de Cultura.

Este passo garante uma solução para o estado de progressiva degradação do edifício, assegurando ainda a sua plena utilização e rentabilização. De facto, nos anos mais recentes apenas uma pequena parte do edifício estava a ser usada. Uma área está arrendada a uma empresa e outra é usada pela comunidade do seminário que nos últimos dois anos teve apenas um aluno.

Neste novo contexto o edifício do Seminário, tão marcante para a nossa diocese, continuará a ser importante para a vida diocesana, para a cidade e para a região.

 

Vila Real, 21 de novembro de 2023

+António Augusto de Oliveira Azevedo
Bispo de Vila Real

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.