Mensagem | Semana de Oração pelos Seminários 2023

MENSAGEM

Em contexto de fim de dia, ao lavar das redes e após uma experiência de desânimo e de fracasso, Jesus propõe um movimento oposto. Foi assim que o Papa Francisco, na oração de vésperas no Mosteiro dos Jerónimos, no decorrer da Jornada Mundial da Juventude, e a partir de Lc. 5,10b, lançou a interpelação: “Não tenhas medo. Serás pescador de Homens”.

Num mar de grande realismo vocacional, todos fomos desafiados a lançar de novo as redes, abraçando com esperança um futuro construído entre todos. A proposta de Jesus feita a Pedro serve de lema para esta Semana de Oração pelos Seminários, neste ano de 2023.

“Não tenhas medo. Serás pescador de Homens” é um apelo que nos leva a pensar em nós e nos nossos medos e uma certeza que nos leva a pensar na aposta de quem chama e na missão que nos confia. Trata-se de um convite de Alguém que nos conhece e que aposta em nós, a cada um em particular. Aos seminaristas, às equipas formadoras dos Seminários, às comunidades cristãs, às famílias e este ano, com o dom e a bênção da Jornada Mundial da Juventude no nosso país, a todos os jovens. Nesta variedade de destinatários, queremos sonhar esta semana, de 5 a 12 de novembro, numa Igreja onde há lugar para todos e que pretende ser um porto seguro para todos os que enfrentam as travessias, os naufrágios e as tempestades da vida.

Como com os primeiros discípulos, Jesus convida-nos a lançar de novo as redes para a pesca, apesar do cansaço, apesar da desilusão, apesar das redes vazias e sentirmos de novo a ilusão inicial, que deve ser revivida e reconquistada. Passar do derrotismo à fé, propõe o Papa Francisco. Para tal é necessária a oração, não bastam os planos e as equipas vocacionais, é fundamental confiar em Jesus e na Sua Palavra. E depois, todos, todos temos de lançar as redes, e não cada um individualmente. Todos juntos, no diálogo, na corresponsabilidade e na participação.

E finalmente a proposta direta: “Serás pescador de Homens”. Quem quer ser pescador de Homens? Não queres tu, que tens um nome, uma história, uma família, uma comunidade? Ser sacerdote é anunciar o Evangelho, é ajudar as pessoas a saírem de tudo aquilo que as afoga, libertar da morte das águas e trazer à vida. Essa é uma boa nova e é também um ato de amor. Transmitir confiança, esperança no meio do desânimo e do fatalismo. É um desafio para muitos jovens que participaram de perto ou à distância na Jornada Mundial da Juventude.

Obrigado à equipa dos formadores dos Seminários do Patriarcado de Lisboa que preparou os subsídios, tão ricos na sua variedade e abrangência, para esta Semana de Oração pelos Seminários 2023. Que eles operem uma pesca milagrosa nas famílias, nas comunidades e também nos Seminários de Portugal, apesar das fragilidades e das feridas, dos tempos em que vivemos.

Que o Senhor da pesca e dos peixes afaste os medos que nos paralisam, cuide de todos os que lançam as redes e dos que as virão a lançar.

Que a Virgem Maria, nossa Mãe, ensine todos os seminaristas a responder com confiança e abandono, e interceda pelos jovens tocados pela Jornada Mundial da Juventude para que respondam com alegria e generosidade.

+ Vitorino Soares

Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios

 

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.