JUV continua em missão e a caminho para a JMJ 2022

O departamento da Juventude, Universidade e Vocações (JUV) apresentou o programa das atividades diocesanas que irá realizar ao longo dos próximos meses.

Uma das apostas é feita na formação dos jovens e dos agentes pastorais. Estão marcados dois encontros para esse efeito: 18 de janeiro – «Adolescente: conhecer, comunicar e acompanhar», em Vila Real, e 15 de fevereiro – «Jovens: alegria e festa de encontro com Jesus Cristo», em Vila Pouca de Aguiar.

Para o tempo da quaresma está agendada uma caminhada inserida numa Via Sacra, em Constantim, a 28 de março. Nesta época forte e de reflexão, os jovens são desafiados a parar para se juntar a outros jovens da mesma diocese que também procuram responder a tantas perguntas pessoais, da sociedade e da Igreja.

Para além disso, a JUV propõe ainda que se façam caminhadas e outros encontros entre jovens ou agentes pastorais nos arciprestados e até nas unidades pastorais. Estes podem servir para partilhar o que é feito a nível diocesano e para por em prática nos grupos e movimentos de cada lugar.

Um momento alto do ano será a vigília jovem que irá decorrer na Régua, a 6 de junho, na véspera do Dia da Diocese, que será em Mesão Frio. Os jovens são convidados a fazer uma noitada com várias atividades, momentos de partilha, oração, reflexão e de animação.

Para dar continuidade ao ano missionário, o departamento propõe fins de semana hospitaleiros na Casa de Saúde do Bom Jesus, em Braga, com as Irmãs Hospitaleiras.

A caminho da Jornada Mundial da Juventude, em 2022, em Lisboa, os jovens são chamados a dar mais de si aos outros, à Igreja e ao mundo, a dar o seu sim nas coisas pequenas, a fim de ser tornarem grandes.

Abaixo seguem os links necessário para as devidas inscrições:

Para os sábados formativos destinados a agentes pastorais, a partir de 18 anos, pode fazer já a inscrição aqui: https://forms.gle/D1REyS7Lird5Pcma6

Para os fins-de-semana hospitaleiros disponíveis pode fazer a inscrição aqui: https://forms.gle/LRa3ZGgo2XLCjopc8