Últimas Notícias

FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO

Os Dias nas Dioceses (DnD) (ou Pré Jornadas) são uma oportunidade para que qualquer pessoa possa participar na Jornada Mundial da Juventude, acolhendo jovens estrangeiros em sua casa nos dias que antecedem o encontro dos jovens em Lisboa. Os Dias na nossa Diocese irão decorrer de 26 a 31 de julho de 2023.

O que pedimos a uma Família de Acolhimento?

Uma família que deseje acolher jovens na sua casa deve garantir: condições de dormida (cama, colchão ou sofá-cama onde os jovens possam descansar); o pequeno almoço de cada dia; pontualmente, alguma refeição principal. O programa dos DnD poderá vir a prever que os jovens passem um dos dias completo com a família.

Pode ser pedido às Famílias de Acolhimento para levar e buscar os jovens, diariamente, ao início e ao fim do dia, a um local definido pela paróquia. Se não o puder fazer, certamente que se encontrarão soluções na paróquia ou nos vizinhos.

Quem são e como é que os jovens chegam à família?

Os grupos estrangeiros chegam à Paróquia de Acolhimento e são distribuídos pelas famílias no dia em que chegam à paróquia. Prevemos de acordo com as intenções de inscrição na nossa Diocese que nos cheguem maioritariamente jovens oriundos da Europa.

 

Quantos jovens posso receber em minha casa?

Uma família pode receber desde 2 até ao número de jovens que tiver capacidade para acolher. A Família de Acolhimento informa ainda se pretende receber rapazes ou raparigas ou jovens com mobilidade reduzida. Não é necessário ter jovens a viver em casa para ser Família de Acolhimento. Qual família pode acolher.

E se não soubermos falar inglês ou a língua dos jovens?

Não saber inglês ou outra língua estrangeira não é impedimento para receber jovens em casa. A experiência de jornadas anteriores mostra que o diálogo é sempre possível, basta que tenhamos boa vontade e generosidade.