“Há pressa no ar” é o hino da JMJ Lisboa 2023

No passado dia 27 de janeiro foi divulgado o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude, cuja letra e música estão disponíveis no site oficial da JMJ. (https://www.lisboa2023.org/pt)

O hino é da autoria do padre João Paulo Vaz e a música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra. Foi gravado em duas versões: em português e na versão internacional em quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.

A canção oficial da JMJ Lisboa 2023 foi escolhida em concurso nacional, aberto à participação de portugueses maiores de idade. O Comitê Organizador Local (COL) recebeu mais de uma centena de candidaturas que foram analisadas por um júri constituído por profissionais das áreas da música e das artes.

O processo de produção em estúdio, realizado em 2020, envolveu jovens de todo o país, alguns dos quais participantes na competição que, apesar de não terem sido selecionados, integraram o coro da gravação final.

A canção selecionada foi inspirada no tema das Jornadas “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc1,39) e nasceu do ‘sim’ de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica.

A organização convida os jovens de todo o mundo a identificar-se com Maria, cantando este hino e colocando-se, como ela, ao serviço, disponíveis para a missão e participando ativamente na transformação do mundo. A letra relembra, também, momentos de alegria centrados na relação com Deus e nas vivências das JMJ.

A Jornada Mundial da Juventude é um dos maiores encontros internacionais organizados pela Igreja Católica em que jovens de todo o mundo se encontram entre si e com o Papa, para momentos de celebração, oração, festa e cultura. Realiza-se desde o ano 1985 e foi instituído pelo Papa João Paulo II.

O encontro, que estava inicialmente previsto para 2022, foi adiado um ano. Vai decorrer no verão de 2023 nos terrenos do Parque das Nações, em Lisboa, junto ao rio Tejo.

Departamento da Pastoral da Juventude, Universidade e Vocações, Vila Real

Mais informações em https://lisboa2023.org/pt/lisboa2023/hino