Últimas Notícias

Conferência – “Uma leitura da Fratelli Tutti” – pelo Doutor Pedro Vaz Patto

No dia 28 de Maio, pelas 21h30, através da plataforma digital Zoom, teve lugar uma conferência, na qual o juiz desembargador e Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Doutor Pedro Vaz Parto, fez uma leitura da FRATELLI TUTTI, tendo em conta a realidade actual e a situação de pandemia que estamos a viver. 

Convidado pelo Centro Católico de Cultura e pela Comissão Diocesana Justiça e Paz de Vila Real, o conferencista chamou a atenção de que na leitura da encíclica Fratelli Tutti «deverá ser salientado, antes de tudo, o que nela se afirma a respeito do “fundamento último” da fraternidade. “Sem uma abertura ao Pai de todos, não pode haver razões sólidas e estáveis para o apelo à fraternidade. Estamos convencidos de que só com esta consciência de filhos que não são órfãos, podemos viver em paz entre nós” (FT, n.º 272)».

            A partir deste fundamento último, Pedro Vaz Patto deixou várias pistas para se estudar e pôr em prática as orientações da Encíclica, que deve ser uma fonte de inspiração quer para os católicos, quer para «cristãos de outras denominações, fiéis de outras religiões e todos os que aderem a ideais de fraternidade».

P. Manuel Coutinho