Comunicado – Processo sinodal na diocese

A Igreja continua em pleno percurso sinodal, um verdadeiro tempo de graça e oportunidade de dar passos efetivos de renovação. Depois de uma fase preparatória com auscultação aos cristãos, teve lugar em Roma, de 4 a 29 de outubro, a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Na conclusão dos trabalhos, os participantes enviaram uma Carta ao Povo de Deus e divulgaram um Relatório de Síntese, com o título «Uma Igreja Sinodal em Missão».

No passado mês de dezembro, o Secretariado Geral do Sínodo enviou orientações às dioceses sobre os passos a dar nos próximos meses na preparação da Assembleia de outubro de 2024, cumprindo o caminho desejado e proposto pelo Papa Francisco em 2021. Esta próxima fase vai desenrolar-se a nível das Igrejas locais até ao mês de março e destina-se a aprofundar alguns aspetos do Relatório de Síntese e a alargar as experiências de sinodalidade. «Não se trata de começar do zero ou de repetir o processo que caraterizou a primeira fase», mas de suscitar nos vários orgãos de participação a nível diocesano, nas comunidades e grupos, um aprofundamento acerca do COMO aplicar algumas das propostas referidas no Relatório.

A partir destas orientações gerais, a Equipa Sinodal Diocesana elaborou uma proposta e um calendário, bem como uma ficha de trabalho para ajudar a uma melhor organização desta fase a nível diocesano. No final de março esta equipa fará uma síntese que enviará à Conferência Episcopal Portuguesa.

Convido os cristãos da diocese a participar neste novo passo do caminho sinodal. Aos Ministros Ordenados, em particular aos Párocos, aos Consagrados e Consagradas, aos responsáveis dos vários Movimentos Laicais, instituições e organismos ligados à Igreja, peço um forte empenhamento neste processo. Seria muito positivo que se realizasse em cada arciprestado uma reunião sinodal com leigos e clero de forma a preparar uma Assembleia Sinodal Diocesana no dia 25 de fevereiro, tendo por base o Conselho Diocesano de Pastoral.

Tomando parte neste caminho sinodal de toda a Igreja, estaremos, como diocese, a «Caminhar juntos e a renovar a esperança», a construir uma Igreja mais viva, mais participativa, com um rosto mais acolhedor e um espírito de maior comunhão e fraternidade.

Vila Real, 3 de janeiro de 2024

+António Augusto de Oliveira Azevedo
Bispo de Vila Real

Mais informações:
Continuação do processo sinodal

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.