Bênção das Pastas traz Academia ao centro da cidade

A Semana Académica não é só na tenda dos concertos mas também na cidade, não é só diversão mas celebração e compromisso.

Foi assim que no domingo, dia 23, a UTAD encheu por completo a Avenida Carvalho Araújo, no centro da cidade de Vila Real, para a Bênção das Pastas que reuniu os finalistas da academia transmontana e milhares de familiares e amigos para, com o bispo da diocese, D. António Augusto Azevedo, celebrar um dia de festa e acção de graças.

Na homilia, o senhor bispo, a partir do Evangelho dos discípulos de Emaús, pediu a todos os finalistas uma confiança renovada para cumprirem os seus sonhos e projectos, a sua missão no mundo, convidando-os a fazer a experiência de Cristo vivo, companheiro de viagem, e a não desistir face às dificuldades: “não desistir de uma sociedade livre, justa e democrática; não desistir de construir projectos de vida pessoal, familiar e profissional felizes; não desistir do direito a trabalho digno e bem recompensado, procurando ser reconhecidos nas vossas competências”.

Consciente do tempo que vivemos, quis apontar também alguns desafios atuais para os quais a Igreja conta com o protagonismo dos jovens: a preservação do planeta como casa comum de todos, o que exige estilos de vida mais sóbrios e mais sustentáveis; a renovação da sociedade que carece da participação de todos e um compromisso com os valores e códigos de ética na vida empresarial e na vida pública; o compromisso com a dignidade da pessoa uma vida mais humana face aos avanços tecnológicos e seus desafios.

D. António Augusto concluiu afirmando que a Igreja confia e acredita nesta geração.

P. João Curralejo,
Capelão da UTAD