Conferência – Memórias do Seminário

D. João Evangelista de Lima Vidal, 1º bispo de Vila Real, logo após a criação da diocese, inicia a construção do Seminário que abriria as portas aos primeiros 21 alunos em outubro de 1930.

Durante duas décadas continua a construção do edifício, agora pelas mãos de D. António Valente da Fonseca, chegando a ter 300 alunos.

Em 1968, D. António Cardoso Cunha fundou, juntamente com o bispo do Porto e o abade de Singeverga, o Instituto de Ciências Humanas e Teológicas (ICHT) onde passariam a estudar os teólogos da diocese, na cidade do Porto.

Uma nova etapa se desenha então na história desta instituição que viu diminuir o número de alunos e teve que se adaptar aos novos tempos para cumprir a sua missão.

Para nos ajudar a compreender estas mudanças e o importante papel do Seminário na história da diocese de Vila Real teremos connosco Sª Eminência, cardeal António Marto, aluno e formador da casa, actual bispo de Leiria-Fátima, um antigo aluno, o coronel Dias Vieira, e um padre mais novo, o Pe Victor Pereira, Arcipreste do Barroso.

Este é o segundo colóquio do ciclo anual das comemorações do centenário e será na próxima sexta-feira, dia 12 de novembro, às 21h, no auditório do Seminário e com transmissão on-line nos canais da diocese.

Date

12 Novembro 2021

Time

21:00 - 22:00

Local

Auditório do Seminário de Vila Real
Rua D. Pedro de Castro, 1 5000-669 VILA REAL

Organizador

Comissão do Centenário