Conferência – D. João Evangelista Lima Vidal, primeiro bispo de Vila Real

Com a criação da diocese no dia 20 de abril de 1922, uma antiga aspiração vilarealense via a luz do dia: ser sede episcopal. No ano seguinte, vindo de comboio, D. João Evangelista de Lima Vidal, seu primeiro bispo, foi recebido em apoteose no largo da Estação e ladeado, entre vivas, por numerosa multidão até à Sé. Na homilia, falou das preferências de Jesus: os pobres, as crianças e os pecadores. Mais do que as palavras valem as obras. Por sua influência surgiria, em Vila Real a “sopa dos pobres”, as “florinhas da neve” e uma Igreja que distribui a graça de Deus e encaminha os homens para o céu.

São os alvores da nossa diocese. Nos anos difíceis da década de 20 do século passado, também marcados por epidemias, crises económicas, sociais e políticas, D. João, com espírito missionário, lançou as bases da nossa diocese: o Seminário, a liturgia, a catequese e fortaleceu os laços de um povo desde o Cávado ao Douro, desde o Tâmega ao Tua.

Como é próprio dos grandes homens, não sem controvérsias e resistências.

A diocese de Vila Real, no horizonte da celebração do Centenário, realiza uma conferência “D. João Evangelista de Lima Vidal, primeiro bispo da Diocese de Vila Real”, dia 15 de Janeiro, às 21h00, no Auditório de Seminário, com transmissão pelas plataformas da Diocese (Youtube e Facebook) e pode-se aceder pelo zoom: https://us02web.zoom.us/j/82461085043.

Nesta primeira conferência do ciclo “aprofundar as raízes” será oradora a investigadora Cláudia Pires, a partir de um estudo realizado e com testemunhos de Mons. João Gonçalves Gaspar, de Aveiro, o “biógrafo” de D. João Evangelista.

P. Manuel Queirós, Comissão do Centenário

15 Janeiro 2021