Nota informativa – Março 2023

No passado dia 3 de março, durante a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, foi entregue ao Bispo de Vila Real uma lista, elaborada pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja em Portugal, onde constam três nomes de clérigos suspeitos de abusos de menores.

Dois nomes reportam-se a casos já conhecidos publicamente e que tiveram, em devido tempo, o adequado tratamento civil e canónico tendo como resultado uma pena de suspensão e a dispensa do ministério.

O terceiro nome refere-se a um sacerdote incardinado noutra diocese que já foi informada do caso e a quem compete tomar as medidas canónicas adequadas. De imediato o sacerdote foi afastado por esta diocese de Vila Real, onde reside, de toda a colaboração pastoral até a situação estar clarificada. O caso vai ser comunicado ao Ministério Público.

Neste contexto em que se torna indispensável dar uma resposta mais eficaz ao drama dos abusos, o Bispo diocesano decidiu reforçar a Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis com mais pessoas de reconhecida competência. Com a colaboração desta comissão que passará a ser dirigida por leigos, a diocese pretende alargar as modalidades concretas de escuta e de apoio às vítimas. A comissão deverá ainda elaborar um plano de ação e um manual de boas práticas que favoreçam uma cultura de cuidado e respeito pelos menores e pessoas vulneráveis.

Vila Real, 14 de março de 2023