Últimas Notícias

VOLUNTARIADO

Há muitas formas de viver uma Jornada Mundial da Juventude. Uma delas é como voluntário. Os voluntários são peças fundamentais para o sucesso de uma JMJ. Uma JMJ não funciona sem voluntários.

Um voluntário da JMJ ou dos Dias na Diocese é alguém que colabora com o seu teu tempo, alegria e capacidades para que outros jovens sejam bem acolhidos.

Para os Dias na Diocese devem estar disponíveis de 26 a 31 de julho e de 1 a 6 de agosto para a JMJ. Prestarão qualquer serviço, numa atitude de entrega e doação ao outro. Podem realizar atividades tais como: acolher e dar informações úteis, distribuir água ou comida, serviços de logística, limpeza, encaminhamento para espaços, serviços técnicos, serviços de saúde… ou colaborar no acolhimento de jovens estrangeiros nas paróquias.

Como me posso inscrever como voluntário da JMJ?

A inscrição como voluntários poderá ser feita a partir do momento em que abrirem as inscrições para a JMJ Lisboa 2023. Nessa altura serão dadas informações mais concretas sobre a forma, condições e modalidades de voluntariado. No entanto, já é possível fazer uma candidatura para chefes de voluntários, que será aceite após entrevista pessoal (informem-se na página oficial da JMJ Lisboa 2023).

Vou participar em todos os eventos como qualquer outro jovem?

Um voluntário deve assumir a responsabilidade que lhe foi atribuída, o que poderá significar poder ter se sacrificar a possibilidade de estar com outros jovens e participar em todos os eventos. No entanto, é hábito o Santo Padre reunir-se no final da JMJ num encontro apenas com os voluntários. Este é um desafio e experiência diferente na vivência de uma JMJ.