Tertúlia: “Evocação de D. Joaquim Gonçalves”

A Câmara Municipal de Mondim de Basto, em parceria com a Comissão do Centenário da Diocese de Vila Real faz a evocação de D. Joaquim Gonçalves, 4º Bispo de Vila Real.

No próximo sábado, 8 de outubro, às 21:30, no Auditório “Favo das Artes”, Mondim de Basto, realiza-se mais uma Tertúlia do Centenário. Desta vez, para recordar D. Joaquim Gonçalves que governou a diocese de Vila Real de 1991 a 2011. Em estilo coloquial, haverá intervenções de três pessoas que privaram de perto com D. Joaquim: o Padre Sérgio Manuel Ribeiro Dinis, António José Gonçalves e José Fortunato da Costa Leite.

A transmissão será assegurada nas plataformas digitais do Município de Mondim de Basto e da Diocese de Vila Real.

Breve nota biográfica

Joaquim Gonçalves nasceu a 17 de maio de 1936, em Cortegaça, Revelhe, Fafe.

Frequentou os Seminários Arquidiocesanos de Braga (1948 a 1960), sendo ordenado presbítero a 10 de julho de 1960.

Obteve a licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1974) tendo lecionado no Ensino Secundário em Braga. Foi ordenado bispo auxiliar de Braga, com o título de Ursona, no dia 18 de outubro de 1981 e nomeado Bispo Coadjutor de Vila Real em 1987. Assumiu o cargo de bispo residencial da diocese a 18 de Janeiro de 1991.

Na sua ação pastoral destaca-se a criação do Centro Católico de Cultura. Investiu muitas das suas energias no campo da liturgia “para que as celebrações sejam dignas e o cântico tenha densidade litúrgica”.

Para o Clero instituiu as recoleções mensais, o Dia de Retiro no princípio da Quaresma e animou a construção da Casa para o Clero idoso ou doente.

A nível social, empenhou-se na criação de centros sociais e instituiu o Centro de Apoio à Vida.

Na Conferência Episcopal Portuguesa foi membro de várias comissões e fez parte do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa.

Foi bispo de Vila Real até 17 de maio de 2011, passando a residir em Póvoa do Varzim onde faleceu a 31 de dezembro de 2013.

08 Outubro 2022

Time